Responda rápido: existem trovões em Marte? Por incrível que pareça, a resposta é sim, mas, com as diferenças atmosféricas entre o nosso planetinha e o planeta vermelho, o fenômeno por lá é bem diferente do que conhecemos.
De acordo com o jornal O Globo, no final de novembro, cientistas relataram a detecção de raios em Marte, mas não são os relâmpagos irregulares que conhecemos na Terra. Segundo estudos, os “raios” no planeta vermelho são mais sutis, uma sensação comparável ao pequeno choque elétrico que sentimos ao caminhar sobre o tapete e encostar em uma maçaneta de metal.
Baptiste Chide, cientista do Instituto de Pesquisa em Astrofísica e Ciência Planetária de Toulouse, França, afirmou que são como “mini-raios”. A equipe de Chide foram descritas em estudo publicado na revista Nature.
Como descobriram os “raios” em Marte?
Curiosamente, ninguém viu o fenômeno. Quem descobriu o acontecimento foi um microfone a bordo do rover Perseverance, da NASA (agência espacial dos Estados Unidos). E o som do raio não foi nada parecido com o estrondo que ouvimos aqui na Terra – e que faz até adultos estremecerem às vezes. Em Marte, o barulho dos trovões é mais um estalo de estática – de novo, um “mini-trovão”.
“A gravação capturou uma paisagem sonora complexa: o ruído de baixa frequência do vento enquanto um dust devil (um redemoinho de poeira ou pequeno tornado) passava sobre o Perseverance, o som dos grãos de poeira atingindo o robô e, finalmente, um som mais alto e distinto: a descarga elétrica”, conta O Globo.




