De acordo com um estudo técnico encomendado pela NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, em 2033, a Terra pode se preparar para a queda de um objeto espacial aqui no nosso planeta. Mas não estamos falando de um meteoro nem nada do tipo, e sim de algo que nós mesmos colocamos lá: o Telescópio Espacial Hubble (HST), que foi lançado ao espaço em 1990 e cuja órbita está em lento declínio nos últimos anos.
Segundo o estudo da NASA, o Hubble deve ter uma “reentrada descontrolada” na atmosfera terrestre, já que não tem a possibilidade de uma missão de resgate para buscar o telescópio.
Pedaços do telescópio Hubble podem cair na Terra?
Existe uma possibilidade de parte desses recursos cheguem ao solo – mas a esmagadora maioria deve ser destruída no impacto com a atmosfera. De acordo com o Olhar Digital, os riscos associados à queda dos destroços do telescópio são baixas, mas ainda violam os padrões de segurança da agência espacial norte-americana.
A probabilidade global média de mortes provocadas por pedaços do Hubble é de 1 em 330. O padrão aceito pela NASA é de um risco menor que 1 em 10 mil. Essa análise varia dependendo da região atendida. já que as áreas remotas, como o Pacífico Sul, têm uma probabilidade de mortes muito menor do que áreas povoadas como Hong Kong ou Singapura.
Segundo a CNBC, apesar dos alertas, o estudo da NASA não recomenda por enquanto nenhuma missão para desviar ou desativar o telescópio, mas é provável que o assunto continue voltando às manchetes nos próximos anos.




