Mais de 50 anos depois da missão Apollo 17, a NASA, agência espacial dos Estados Unidos, está preparando mais uma missão para a Lua. Muito em breve, quatro astronautas vão embarcar na cápsula Órion em direção ao nosso satélite natural. Eles não vão pousar na Lua, mas vão ter um voo de dez dias ao redor dela.
O lançamento está previsto para a semana que vem, no dia 6 de fevereiro, às 23h41 (no horário de Brasília). Mas calma: dependendo de qualquer problema que vier a ser identificado, a primeira janela de lançamento vai até o dia 11 do mesmo mês – e novas janelas podem ser abertas se qualquer questão vier à tona.
Nave que vai levar humanos à Lua tem falha
De acordo com a CNN Brasil, apesar da viagem estar confirmada, a espaçonave que vai enviar a tripulação à lua tem uma falha conhecida. Segundo o site, a agência espacial até teria sido aconselhada a não fazer a missão com humanos a bordo, mas a NASA acredita que a questão está sob controle e que a tripulação pode voltar à Terra em segurança.
O problema está no chamado escudo térmico, um revestimento especial aplicado à parte inferior da espaçonave e que é essencial para proteger a tripulação de temperaturas extremas na descida de volta ao planeta. Na missão anterior, a Ártemis I, um voo de teste não tripulado, a Órion voltou do espaço com o escudo térmico marcado por “danos inesperados”.
Segundo a CNN, mesmo os que acreditam que a missão é segura, reconhecem que existem riscos.




