A NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, está preparando sua primeira missão para levar humanos à Lua em mais de 50 anos. A decolagem já foi adiada mais de uma vez, mas, nesta quinta-feira (19), a agência vai fazer um teste crucial para a missão Ártemis 2.
Conhecido como “ensaio geral molhado”, esse teste simula praticamente todo o processo de decolagem, mas sem acionar os motores, para verificar se o foguete, os sistemas de abastecimento e a cápsula que vai levar os astronautas ao espaço estão funcionando de forma correta e integrada, segundo o Olhar Digital. Como já pode estar imaginando, é nessa fase, sem humanos a bordo, que eles precisam identificar problemas e corrigi-los.
A parte mais sensível do ensaio começa por volta das 22h30 (horário de Brasília). É nesse momento em que o teste se aproxima o máximo possível das condições de um lançamento real. A sequência deve durar cerca de quatro horas e será transmitida ao vivo pelos canais oficiais da agência, no YouTube, NASA+, NASA TV e X.
Missão da NASA para a Lua já foi adiada mais de uma vez
O lançamento estava previsto para acontecer no dia 8 deste mês, mas a missão foi adiada para “não antes de março de 2026” após uma falha no teste simulando as etapas do lançamento. De acordo com a Superinteressante, a missão inicialmente seria em novembro de 2024, mas foi adiada para setembro de 2025 e então para abril deste ano, adiantada para fevereiro e adiada de novo (sim, são muitos adiamentos).




