Mesmo para quem tem condições financeiras melhores, esta cidade brasileira continua saindo para os bolsos, com alimentação, aluguel e serviços com preços cada vez mais salgados. E estamos falando da capital São Paulo, maior cidade do país, com mais de 11 milhões de habitantes.
De acordo com o site Click Petroleo Gas, levantamentos mais recentes revelam que a capital paulista é a cidade mais cara para se viver no país, concentrando os preços mais altos em alimentação, aluguel, transporte e serviços.
Um dos pontos que torna a vida tão cara em São Paulo são os aluguéis, que estão entre os mais caros do país, com bairros como Jardins e Vila Olímpia aparecendo entre os mais valorizados não apenas do Brasil, mas de toda a América Latina. Famílias e jovens profissionais muitas vezes gastam mais de 40% da renda mensal apenas para manter a moradia.
Alguns fatores explicam o fato da cidade ser tão cara, com um deles sendo a alta demanda por imóveis e serviços, resultado da enorme concentração de empregos e negócios na capital. Outro exemplo é a desigualdade da infraestrutura urbana, o que faz o preço de regiões com melhor infraestrutura irem às alturas.
A cidade de São Paulo é cara até para os ricos
Acredite se quiser, isso não é apenas expressão. De acordo com o Click Petroleo Gas, um relatório internacional que avalia o custo de vida em cidades para os “super-ricos” colocou São Paulo como uma das dez mais caras do mundo para esse público. O relatório leva em conta os preços de itens de luxo como serviços exclusivos e imóveis de alto padrão.