Atualmente, o Brasil vive uma das suas menores taxas de desemprego da história, desde que começou a série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). Um estado que se destaca nesse quesito é Santa Catarina, que tem cinco cidades com taxa de desemprego praticamente zero e a menor taxa entre todos os estados do país. A média nacional é de 5,67% e a de Santa Catarina é de 2,5%.
Os dados vêm da pesquisa de 2022 do IBGE (o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
De acordo com o ND+, a região oeste do estado conta com forte presença da indústria e do agronegócio e é justamente isso que explica essa parte do Brasil ter tantas oportunidades de trabalho. A região conta com três municípios que estão ranking nacional de menores taxas de desemprego.
Confira cinco cidades de Santa Catarina com taxas muito pequenas de desemprego:
- Barra Bonita – Extremo-Oeste;
- Coronel Martins – Oeste;
- Ibiam – Meio-Oeste;
- Lajeado Grande – Oeste; e
- Xavantina – Oeste.
Maioria dos estados diminuíram suas taxas de desemprego
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral, divulgada pelo IBGE, a taxa de desemprego caiu em 18 estados no segundo trimestre deste ano.
Queda: Santa Catarina (SC), Goiás (GO), Espírito Santo (ES), Rio Grande do Sul (RS), Mato Grosso do Sul (MS), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Ceará (CE), Maranhão (MA), Alagoas (AL), Amapá (AP), Piauí (PI), Paraíba (PB), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Bahia (BA), Amazonas (AM), Rio Grande do Norte (RN).
Estabilidade: Pernambuco (PE), Distrito Federal (DF), Sergipe (SE), Acre (AC), Roraima (RR), Tocantins (TO), Paraná (PR), Mato Grosso (MT), Rondônia (RO).