O papa Francisco faleceu na madrugada do dia 21 de abril e, assim como já ocorreu no passado, várias teorias em torno do que vai ocorrer no Vaticano nos próximos dias ganharam repercussão. Uma delas é um texto que foi resgatado com profecias de Nostradamus, que supostamente alega que haverá o declínio da Igreja Católica.
No trecho, Nostradamus escreveu: “Com a morte de um Pontífice muito velho/ Um romano de boa idade será eleito/ Dele se dirá que enfraquece seu assento/ Mas ele permanecerá sentado por um longo tempo e em atividade mordaz”. Ainda no manuscrito, acrescenta: “Um jovem de pele escura, com a ajuda do grande rei, entregará a bolsa a outro de cor vermelha.”
Apesar de ser uma mensagem enigmática, algo comum nas previsões do ocultista francês, que viveu durante o século 16, essa passagem dá margem para criar diversas teorias do que poderá ocorrer nos próximos dias.
Quando será escolhido o novo papa?
Após as cerimônias de luto e funeral, o Vaticano anunciou que a escolha do novo Pontífice terá início em 7 de maio. O conclave terá a participação de pelo menos 135 cardeais, que devem se reunir na Capela Sistina para definir quem sucederá o papa Francisco no comando da Igreja Católica. Embora a data esteja definida, não há previsão de quando vão anunciar o novo nome, mas espera-se que seja rápido, assim como foi em 2005 e 2013, que duraram apenas dois dias.
Vale ressaltar que, apesar das profecias de Nostradamus serem populares, ele não menciona nomes ou datas específicas para os acontecimentos, usando sempre em suas escritas uma linguagem simbólica e ambígua, o que permite muitas leituras diferentes. Por isso, segue em aberto quem será o novo papa.