No dia 14 de fevereiro, Papa Francisco precisou ser internado e isso gerou preocupações por parte dos fiéis em todo o mundo, principalmente por causa do suspense que foi feito para preservar o seu estado de saúde. No entanto, o Vaticano se manifestou e divulgou áudios do próprio Pontífice como forma de tranquilizar a humanidade. Além disso, um novo boletim foi divulgado informando que, após três semanas de internação, sua condição é estável.
Ao que tudo indica, o tratamento está evoluindo positivamente e com boas chances de recuperação, apesar do susto. Papa Francisco está com 88 anos e precisou de atendimento médico ao apresentar um quadro de bronquite que evoluiu para uma pneumonia bilateral. Apesar do prognóstico positivo, ele seguirá internado por mais alguns dias, conforme apontou o boletim oficial do Vaticano.
Todos os detalhes do estado de saúde do Papa Francisco
De acordo com o boletim, o Papa Francisco teve uma noite tranquila de segunda para terça-feira (11/3): “A noite foi tranquila e o papa acordou por volta das 8h”, informaram brevemente em um comunicado. Mas, vale ressaltar que o Pontífice segue em tratamento de uma infecção grave e por isso precisa ficar mais alguns dias internado. De acordo com a Igreja Católica, novos exames de sangue foram feitos, indicando que os medicamentos estão agindo conforme o esperado.
“São (…) sinais positivos no curso da patologia, que devem no entanto ser acolhidos com prudência e cautela, pois a pneumonia ainda não foi superada, e o quadro clínico permanece complexo, apesar de não haver perigos iminentes”, afirmou o boletim.
Apesar da sua ausência presencial, o Vaticano afirmou que o Papa Francisco segue ativo e prestando atenção nas notícias mundiais.