Um tema que tem sido amplamente debatido no STF – o Supremo Tribunal Federal – é a “revisão da vida toda”, que pode impactar a aposentadoria de milhares de brasileiros. Mas o que exatamente isso significa e em que ponto está a discussão? Continua lendo que a gente te explica.
O que é “revisão da vida toda” da aposentadoria?
Essa revisão propõe recalcular o valor de aposentadorias de pensionistas que contribuíram com a previdência antes de julho de 1994*, quando o Plano Real foi implementado no país. Essa reavaliação poderia aumentar o rendimento desses aposentados. Se o STF aprovar a revisão da vida toda, a aplicação retroativa da regra abriria caminho para muitos aposentados buscarem revisões do tipo.
*Em 1999, a Reforma da Previdência excluiu as contribuições anteriores a julho de 2024 do cálculo da aposentadoria.
Segundo a Perfil, a decisão ainda poderia influenciar a forma como o INSS calcula aposentadorias no futuro. “Isso pode resultar em valores de aposentadoria mais justos e condizentes com a realidade contributiva de cada segurado”, argumenta a matéria.
A revisão foi ou não aprovada pelo STF?
Em dezembro de 2022, o STF – na época com outra composição – reconheceu a constitucionalidade da revisão. Em março de 2024, ele decidiu contra o mecanismo. Este ano, o tribunal está julgando um embargo de declaração, um recurso legal que solicita a correção dessa última decisão. O embargo foi apresentado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM).
“A análise do caso teve início em 14 de fevereiro, no plenário virtual da corte. Em 20 de fevereiro, o ministro Dias Toffoli pediu destaque e o julgamento será reiniciado no plenário físico”, explica matéria do Uai. “A definição de uma nova data depende da inserção em pauta, pelo presidente do STF, o ministro Luís Roberto Barroso.”