A temporada de gripe começou mais cedo do que o esperado este ano no Brasil. De acordo com o Instituto Todos pela Saúde (ITPs), os casos graves da doença este ano já são o dobro em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o Globo, o instituto mapeou o número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
Antes de tudo: o que é a SRAG? A síndrome não é uma doença em si, mas uma complicação de outras infecções por vírus, como os vírus da gripe ou da Covid-19. Essa complicação costuma demandar hospitalização do paciente.
Segundo o levantamento do ITPs, nas primeiras 11 semanas epidemiológicas de 2026, tivemos 3.681 casos da SRAG causada pela gripe. Em comparação, no mesmo período do ano passado, o valor era de 1.838.
Por que os casos de gripe aumentaram no Brasil este ano?
“A circulação do vírus começou antes do outono no hemisfério Norte, e um padrão semelhante agora se repete no Brasil. Isso pode ter relação com a circulação de variantes específicas do influenza A, como o subclado K, identificado no país desde o fim de 2025”, afirma o Instituto em nota oficial, de acordo com o Globo.
O ITPs também destaca que a principal forma de prevenção contra a gripe continua sendo a vacinação. A campanha de 2026 pela vacinação contra a gripe já começou, com prioridade para crianças de até cinco anos de idade, idosos a partir dos 60, gestantes e grupos prioritários como trabalhadores da saúde e da educação. Para saber mais, procure informações no posto de saúde mais próximo de você.




