Você provavelmente já ouviu falar da crise dos opioides nos Estados Unidos. Mais recentemente, uma nova droga tem saturado o fornecimento de fentanil na Filadélfia, espalhando-se para outras cidades do leste e do meio-oeste do país. Essa droga está causando um novo tipo de crise de drogas: um que não envolve overdose, mas sim abstinência.
A substância em questão se chama medetomidina, um sedativo veterinário potente que causa desmaios quase instantâneos, que é misturada ao fentanil, opioide usado como medicação para dor e como droga recreativa. Se ela não for usada de poucas em poucas horas, ela pode causar sintomas de abstinência que podem chegar a ser fatais.
De acordo com matéria do The New York Times, os traficantes optam por misturar medetomidina ao fentanil não apenas por ser uma substância muito viciante, mas também por poder ser comprada online a baixo custo de fornecedores de medicamentos veterinários e produtos químicos para pesquisa.
“Nova” droga pode causar crises de abstinência fatais
Segundo o The NY Times, desde meados do ano passado, hospitais da cidade da Filadélfia estão sobrecarregados de pacientes com “síndrome de abstinência de medetomidina”. A frequência cardíaca diminui depois do uso, mas, na abstinência, ela dispara, com os pacientes apresentando temores e vômitos incontroláveis. Com a pressão arterial nas alturas, muitos pacientes ficam com danos cerebrais por causa da crise de abstinência.
Não é a primeira vez que algo do tipo acontece na cidade. Há poucos anos, foram encontradas doses de um tranquilizante para animais de grande porte chamado xilazina em fentanil. Esse tranquilizante pode causar necrose e abscessos no tecido humano.




