Um marco para a infraestrutura brasileira está a caminho: o túnel submerso que ligará Santos e Guarujá. Anunciado durante leilão em setembro na B3, em São Paulo, este ambicioso projeto vai transformar o transporte na região, prometendo avanços significativos para o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O túnel será construído utilizando a técnica de túnel imerso, validada em lugares como a Holanda e China, marcando sua primeira aplicação na América Latina.
Atualmente, a travessia entre as cidades pode levar até uma hora por balsa ou estrada. Com a nova infraestrutura, esse tempo será reduzido significativamente para cerca de cinco minutos. O projeto integrará o fluxo diário de cerca de 78 mil pessoas, oferecendo alternativas modernas e rápidas de mobilidade.

Infraestrutura
Projetado para ter 1,5 km de extensão, com 870 metros submersos, o túnel incluirá faixas para veículos, corredores para Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), ciclovias e passarelas para pedestres. A obra, considerada a maior do Novo PAC, visa melhorar a logística regional, beneficiando diretamente o Porto de Santos, o maior da América Latina, ao otimizar o transporte de mercadorias.
Investimentos
A concessão da obra, realizada por Parceria Público-Privada (PPP), foi concedida ao consórcio liderado pela Mota-Engil, com previsão de 30 anos de atuação. O investimento total é de R$ 6,8 bilhões, dividido entre o governo federal, o estado de São Paulo e a iniciativa privada.
A construção do túnel é projetada para modernizar a travessia entre Santos e Guarujá e gerar empregos diretos e indiretos na região.
Até 2027, o túnel deverá estar totalmente operante, representando um avanço na mobilidade e sustentabilidade urbanas.