Oficialmente, a Guerra Fria acabou há mais de 30 anos, mas fato é que os EUA e a Rússia continuam tendo uma relação tensa (até mesmo quando ela parece mais tranquila). Recentemente, o fim do tratado nuclear New START entre os dois países gerou preocupação sobre uma possível nova corrida nuclear.
Assinado em 2010 pelos então presidentes dos dois países, Barack Obama e Dmitri Medvedev, o tratado New Start estabelecia limites para o número de ogivas nucleares que ambos os países podiam manter prontas para uso. O acordo também tinha regras quando à “implantação de mísseis balísticos intercontinentais e armamentos capazes de disparar ogivas nucleares”, explica o g1.
Na última quinta-feira (5), o NEW Start, que era o último acordo nuclear em vigor entre EUA e Rússia, expirou. Havia a possibilidade desse tratado ser prorrogado, mas ele expirou depois da falta de negociações entre as duas potências, ambas donas dos arsenais de maior potência nuclear do mundo.
EUA e Rússia vão negociar novo tratado nuclear?
De acordo com o g1, em sua rede social, a Truth Social, Donald Trump criticou o NEW Start, afirmando que ele não deveria ser renovado, mas defendeu que os países entre em um novo acordo. “Deveríamos colocar especialistas nucleares para trabalhar em um novo tratado, aprimorado e modernizado, capaz de durar por muito tempo no futuro”, declarou o presidente dos EUA.
O republicano ainda acusou que o acordo antigo tinha sido “mal negociado” e que estava sendo “amplamente violado” pela Rússia.
Em declaração na quinta (5), o governo russo lamentou o fim do acordo, mas apenas um dia antes, o vice-presidente do Conselho de Segurança russo, Dimitri Medvedev, usou o tema para provocar os EUA, dizendo que “o inverno está chegando”.




