Quando você pensa em uma loja da Havan, provavelmente já se lembra da estética remetendo aos Estados Unidos, incluindo a fachada lembrando a Casa Branca e as mini Estátuas da Liberdade que costumam ficar na frente das unidades. Mas uma nova loja da rede vai ter que deixar essa identidade visual de lado.
A Havan está apostando em uma nova megaloja no Centro Histórico de Blumenau, Santa Catarina, mas as obras acabaram sendo interrompidas. A rede já conseguiu entrar em um acordo na Justiça Federal para retomar a construção, mas o projeto precisou dar uns passos para trás em vários aspectos, especialmente do ponto de vista arquitetônico.
Havan teve que mudar projeto visual de loja
De início, a ideia da Havan era construir a unidade no mesmo estilo “à la EUA” que caracterizam as lojas da rede. Mas o projeto encontrou resistência da população e das autoridades locais pelo motivo de que a obra está sendo feita no centro histórico de Blumenau. Essa região da cidade catarinense busca preservar a herança cultural alemã com a arquitetura enxaimel, o que obviamente não iria combinar nem um pouco com a proposta visual das lojas da Havan.
Diante da insatisfação de autoridades, as obras acabaram sendo pausadas e a Havan teve que mudar (bastante) a sua ideia da loja. Nada de Casa Branca e nada de cover da Estátua da Liberdade. A loja da rede vai seguir as características do bairro em que ela está sendo construída.
De acordo com o Money Times, a obra ganhou o aval da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da prefeitura de Blumenau para seguir adiante. A inauguração da loja está prevista para o fim de abril.




