Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Início Geral

Nova lei do Governo faz alimentos despencarem de preço nos supermercados

Por Alan da Silva
14/07/2025
Em Geral
0
Imagem ilustrativa: freepik

Imagem ilustrativa: freepik

A nova tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, com início previsto para 1º de agosto, não afetará apenas os grandes exportadores nacionais.

Caso o governo Lula (PT) não consiga reverter a medida e decida retaliar com tarifas sobre produtos americanos, especialistas alertam para possíveis efeitos em cadeia na economia brasileira, incluindo alta de preços, retração no consumo e aumento do desemprego.

A curto prazo, a oferta interna de alguns alimentos pode crescer, já que a queda nas exportações para o mercado norte-americano tende a redirecionar parte da produção para o mercado doméstico. Essa dinâmica deve provocar uma redução temporária nos preços de itens como carne bovina, frango, carne suína, café e suco de laranja.

Contudo, a tendência é que esse movimento seja passageiro, à medida que os produtores buscam novos mercados para escoar seus produtos.

Tarifas retaliatórias do Brasil

A adoção de tarifas de retaliação por parte do Brasil, segundo especialistas, pode gerar pressão inflacionária em setores dependentes de importações norte-americanas, especialmente nas áreas de tecnologia, componentes eletrônicos, indústria automotiva e agronegócio.

O país ainda apresenta um grau considerável de dependência nas áreas médica, química, eletrônica e farmacêutica, segmentos cuja substituição por fornecedores alternativos não é imediata e que demandam capacidade produtiva que o Brasil, atualmente, não possui.

Com o avanço da inflação, a tendência é que o consumo interno sofra retração. A redução no consumo compromete as vendas, diminui a produção industrial e pode levar à eliminação de postos de trabalho, gerando um efeito em cadeia sobre a economia.

O desemprego tende a ser mais acentuado nos setores que mantêm maior volume de exportações para os Estados Unidos, a menos que essas empresas consigam rapidamente redirecionar seus produtos a outros mercados consumidores.

Alan da Silva

Alan da Silva

Jornalista e revisor.

Próximo post
luciano huck

Após 26 anos na Rede Globo, Luciano Huck anunciou novo emprego

Confira!

ruivinha de marte

Influenciadora que era conhecida pela sua magreza ganha 17kg e aparece irreconhecível

05/09/2025
dança tango

Dança vem sendo usada para tratar pacientes com Parkinson

05/09/2025
dor nas costas

Dor nas costas: remédio natural realmente funciona?

05/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix