Já imaginou poder pedir um dia de licença no trabalho porque você estava se sentindo muito triste? Pois isso é possível… lá na China. A rede de varejo Pang Dong Lai, fundada por Yu Donglai, adotou a chamada “licença por infelicidade”.
O fundador da empresa adotou a novidade no ano passado, durante a China Supermarket Week 2024. Ele declarou que quer que todos seus os funcionários tenham liberdade. “Todo mundo tem momentos em que não está feliz, então, se você não estiver feliz, não venha trabalhar”, afirmou o empresário, segundo o g1.
E o melhor: o funcionário não precisa nem pedir autorização da gerência, já que, nas palavras do próprio Yu Donglai, negar essa licença é uma “violação”. Mas calma que também não é feira: a empresa tem um limite. Você só pode pedir dez dias por ano da licença por infelicidade.
Objetivo da empresa é ter um “ambiente de trabalho semelhante ao europeu”, segundo fundador
A esmagadora maioria das empresas chinesas conta com longas jornadas de trabalho e esse é mais um diferencial da rede de varejo. Segundo o site chinês South China Morning Post (SCMP), os funcionários trabalham sete horas por dia, em uma escala de trabalho 5×2. Além disso, eles têm direito a algo entre 30 e 40 dias de férias por ano e mais cinco dias de folga no Ano Novo Chinês.
De acordo com o fundador da rede, esse ambiente de trabalho tem resultados: por ano, menos de 5% dos funcionários saem da empresa. “Não queremos ser grandes. Queremos que nossos funcionários tenham uma vida saudável e relaxada, para que a empresa também tenha”, declarou o executivo, segundo o g1.