Uma empresa de tecnologia alimentar dos Estados Unidos, a Savor, tem a proposta de criar alimentos e ingredientes de forma sustentável. Uma das suas criações é uma manteiga feita a partir de carbono, sem a necessidade de ingredientes animais, nem vegetais, resultado de anos de pesquisa.
Mas como essa manteiga foi feita? Através de um procedimento químico, a Savor uniu dióxido de carbono (CO₂), hidrogênio verde (GH₂) e metano (CH₄) sob calor e pressão controlados para criar moléculas de gordura. “Nossa tecnologia começa com os blocos de construção mais fundamentais da vida — gases de carbono como dióxido de carbono e metano”, explicou Kathleen Alexander, CEO e cofundadora da empresa, à Forbes.
“Por meio de um processo controlado, transformamos esses gases de carbono simples diretamente em cadeias de carbono que são então convertidas em ácidos graxos — os blocos essenciais de gorduras e óleos — e, por fim, em moléculas completas de gordura”, completou Kathleen.
Segundo matéria da Forbes, além de manteiga, a Savor já consegue produzir outras gorduras, óleos tropicais e até gorduras especiais usadas em cosméticos.
A manteiga da Savor já está sendo vendida ao público?
O produto já conseguiu o status GRAS (sigla em inglês para “Geralmente Reconhecido como Seguro”, da Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos. Segundo a CEO, a empresa está no processo de construir sua primeira instalação comercial para conseguir vender a manteiga de carbono a preços semelhantes ao de gorduras de alto valor, como a manteiga de leite e a manteiga de cacau. “Esperamos avançar rumo a isso nos próximos anos, com desenvolvimento conjunto contínuo e testes-piloto”, afirmou a executiva.