Nas últimas semanas, diversas regiões do país passaram por temperaturas altas e, para quem está curtindo o calorão, saiba que as projeções mostram que os termômetros seguirão elevados em boa parte do Brasil. O motivo é uma nova onda de calor que vai ocorrer nesta última semana de fevereiro que promete ser quente. Essa será a quarta onda de calor de 2025 e deve atingir o nosso país, assim como a Argentina, o Uruguai e o Paraguai, conforme as informações divulgadas pelo MetSul Meteorologia.
Com o calor atingindo os países vizinhos, o estado do Rio Grande do Sul será um dos mais atingidos pela onda, além de subir para outras regiões, como Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Na região Sudeste, entre São Paulo e Rio de Janeiro, os termômetros devem seguir com números elevados.
Mais informações sobre a nova onda de calor no Brasil
Em um comunicado, o portal meteorológico disse: “A MetSul Meteorologia adverte para uma nova onda de calor durante a próxima semana com temperaturas muito acima da média histórica do final de fevereiro e que em algumas regiões devem ficar próximas, ao redor e acima dos 40ºC.”
Dessa forma, cidades como Porto Alegre chegaram a marcar 33ºC na sexta-feira (21/2), enquanto segunda-feira (24/02), as temperaturas podem superar 36ºC, com possibilidade de subir para 38°C. Já no interior gaúcho, a condição indica número perto ou até acima de 40ºC.
Entenda melhor o que é bolha de calor?
Esse fenômeno é diferente da onda de calor, que dura em média três dias em que os termômetros de uma determinada região registram 5ºC ou mais acima da média. Já a bolha, que também pode ser chamada de domo ou cúpula de calor, é uma área de alta pressão que permanece em uma área por dias ou semanas e pode causar a onda de calor.