Pelo Brasil afora, mais motoristas vão começar a ver uma nova placa de trânsito, indicando que você está diante de um sistema de pedágio automático, o chamado sistema “Free Flow”, fluxo livre, traduzindo para o português. Mas como funciona esse novo tipo de pedágio? Continue lendo que nós vamos te explicar.
O pedágio “Free Flow” dispensa as cancelas que vão criando aquelas filas intermináveis nas rodovias e utiliza câmeras e sensores instalados em pórticos para identificar os veículos que estão passando e então fazem a cobrança. Aí você precisa entrar no site ou no app da concessionária e fazer o pagamento da taxa do pedágio manualmente através do seu celular. É só entrar no site, digitar a placa do seu carro, conferir quaisquer débitos pendentes e então fazer o pagamento via Pix ou cartão de crédito.
Para facilitar a forma de pagamento, você também pode adotar uma TAG de operadoras como a Sem Parar ou a Veloe no seu carro para realizar o pagamento do pedágio de forma bem mais simples.
O que significam as cores das placas de trânsito?
- Brancas e vermelhas: regulam e controlam o tráfego, informando sobre as regras e restrições de determinadas áreas, como limite de velocidade, proibição de estacionar, sentido único, etc;
- Amarelas: advertem o condutor sobre condições perigosas, obstáculos ou situações que requerem atenção, como curvas perigosas ou animais na pista;
- Verdes ou azuis: oferecem informações sobre direções, destinos, serviços e locais de interesse;
- Azuis: indicam serviços disponíveis na via, como estacionamento, restaurantes e telefones públicos;
- Brancas: apresentam mensagens educativas ao público;
- Alaranjadas: alertam sobre obras ou intervenções na via;
- Marrons: informação turística.




