Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Início Geral

Nova plataforma do Governo promete ajudar MEIs a conseguirem emprego

Por Carolina Carvalho
24/03/2025
Em Geral
0
contrata mais brasil

Imagem: reprodução/Gov.br

Em fevereiro, o governo federal lançou a plataforma Contrata+Brasil, com o objetivo de conectar compradores públicos (prefeituras, estados, governo federal e todos os seus órgãos) e MEIs – os microempreendedores individuais. E essa é apenas a primeira fase. Em suas fases seguintes, o governo pretende expandir a plataforma para micro e pequenas empresas, agricultores familiares e cooperativas e, posteriormente, para todas as empresas.

16 milhões de MEIs estão em operação no país, mas apenas 70 mil estavam cadastrados na base de fornecedores do governo federal. “A plataforma Contrata+Brasil é uma ferramenta de comércio eletrônico público que pretende mudar essa realidade ao facilitar o acesso dos microempreendedores individuais ao mercado de compras e serviços públicos. Nenhuma alteração da lei de licitações é necessária. Seu uso, pelos MEIs e pelos órgãos públicos, será 100% gratuito”, explica a divulgação.

Como funciona a Contrata+Brasil?

A administração pública se inscreve na plataforma e publica suas demandas de serviço, explicando o tipo de trabalho e a urgência. Analisando as propostas, MEIs interessados – que também precisam se inscrever no site – podem fazer suas ofertas diretamente pelo sistema.

“O objetivo principal é diminuir a burocracia das contratações públicas e abrir novas oportunidades para pequenos fornecedores”, explica o site. “Com o Contrata+Brasil, microempreendedores individuais (MEI) podem oferecer seus serviços diretamente ao governo, sem precisar lidar com editais extensos ou processos demorados.”

Neste primeiro momento, a plataforma é destinada a MEIs que fazem serviços de pequenos reparos, como encanadores, eletricistas, vidraceiros e pintores, com contratos de até R$ 12.545,11. No ano passado, o governo – em seus vários níveis – gastou quase R$ 6 bilhões com esses pequenos reparos.

contrata mais brasil organograma
Imagem: reprodução/Gov.br
CONCURSO

Atenção: Caixa Econômica Federal vai abrir novo concurso em 2025?

Segundo o presidente da Caixa, a instituição irá expandir sua rede de agências, o que levantou especulações sobre novos concursos.
Leia mais
X

Atenção: Caixa Econômica Federal vai abrir novo concurso em 2025?

Leia mais
Carolina Carvalho

Carolina Carvalho

Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Próximo post
bolsonaro

Projeto que ajudaria Bolsonaro a voltar à presidência não deve ser aprovado

Confira!

Aposentadoria

Aposentadoria aos 40 anos é legalizada no Brasil para grupo de trabalhadores

06/09/2025
ruivinha de marte

Influenciadora que era conhecida pela sua magreza ganha 17kg e aparece irreconhecível

05/09/2025
dança tango

Dança vem sendo usada para tratar pacientes com Parkinson

05/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix