A Reforma da Previdência, implementada em 2019, prevê regras para uma transição gradual dos critérios de aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Este ano, o Instituto introduz algumas mudanças que devem afetar principalmente quem tem 55 e 65 anos.
Este ano, a idade mínima para se aposentar por tempo de contribuição aumentou para 59 anos, para as mulheres, e 64, para os homens. Mulheres precisam ter contribuído para a previdência social por 30 anos e os homens, por 35.
Essa idade mínima vai continuar aumentando nos próximos anos, até chegar aos 62 para as mulheres em 2031 e 65 para os homens em 2027.
Outras mudanças do INSS são no sistema de pontos. “O sistema de pontos é uma alternativa para se aposentar, considerando a soma da idade com o tempo de contribuição. Em 2025, as mulheres precisam alcançar 92 pontos, com um mínimo de 30 anos de contribuição, enquanto os homens precisam de 102 pontos, com pelo menos 35 anos de contribuição”, explica o Perfil.
Eu consigo me aposentar pelo INSS aos 55 anos?
Sim, é possível se aposentar com essa idade, é o chamado benefício da aposentadoria especial, mas você precisa ter trabalhado em condições insalubres e prejudiciais à saúde. Nesses casos, é possível se aposentar aos 55 anos, mas é preciso comprovar 15, 20 ou 25 anos de trabalho nessas condições (quanto mais prejudicial o ambiente, menor o tempo exigido).
Alguns exemplos de profissionais que conseguem se aposentar aos 55 anos são enfermeiros, operadores de caldeira, motoristas de ônibus, entre outros.
Aposentar aos 65 anos
A Aposentadoria por Idade Urbana exige os seguintes critérios:
- 62 anos para mulheres e 65 para homens;
- Tempo de contribuição: 15 anos para ambos;
- Carência: 180 meses de contribuição.