Nesta quarta-feira (4), o Banco Central anunciou uma novidade no mundinho do Pix: o Pix Automático. A nova modalidade entra em vigor a partir do dia 16 de junho.
“O Pix Automático será inovador, prático, fácil de ser usado tanto por quem vai pagar quanto por quem vai receber, barato e inclusivo. No dia combinado, o pagamento acontecerá normalmente pelo Pix, sem que o pagador precise se preocupar. Será bom para todos”, declarou Breno Lobo, Chefe Adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro (Decem) do BC em comunicado.
Como funciona o Pix Automático?
Esse novo Pix funciona de forma bem parecida com o Débito Automático. Você “programa” o pagamento para contas recorrentes como água, luz, academia, etc e o débito será descontado de forma automática – ótima opção para quem tem a memória fraca e sempre esquece uma conta para trás. E você pode cancelar o Pix a qualquer momento.
“O Pix Automático não terá tarifa para os pagadores, mas empresas recebedoras poderão ser tarifadas (para informações sobre valores, o prestador de serviços de pagamento deve ser consultado)”, explica o Banco Central.
Outra boa notícia é que os pagamentos feitos por esse Pix Automático não vão afetar o seu limite Pix disponível para outras transações.
“Os recebedores também podem optar por oferecer o Pix Automático por meio da infraestrutura do Open Finance, plataforma que permite a integração de serviços entre diferentes bancos e demais instituições integrantes do Sistema Financeiro Nacional. Nesse caso, o recebedor deve contratar uma instituição que presta o serviço de iniciação de pagamentos”, termina o comunicado do BC.