O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Criciúma, Santa Catarina, receberá até o final de outubro duas novas motolâncias, de acordo com o cronograma estabelecido pela Secretaria de Saúde do município. A aquisição dos veículos foi realizada pelo Governo do Estado de Santa Catarina e repassada à prefeitura local.
Cada motolância será operada por um técnico de enfermagem, que terá à disposição uma mochila contendo materiais e medicamentos essenciais. O profissional será responsável por realizar a triagem inicial do paciente e, caso necessário, acionar uma ambulância para atendimento posterior.
O objetivo principal da implementação dessa ferramenta é reduzir o tempo de resposta às ocorrências, especialmente em situações de trânsito intenso, possibilitando uma resposta mais ágil e eficiente em emergências.
Investimento total do governo estadual
Além de Criciúma, outras cidades catarinenses, como Florianópolis, Palhoça, Chapecó, Blumenau e Balneário Camboriú, também serão contempladas com as motolâncias. O investimento total do governo estadual para a compra dos veículos foi de R$ 480 mil.
O serviço já é realizado nos municípios de Itapema, Itajaí e em Balneário Camboriú com a parceria dos bombeiros. “É um investimento de verdade, trazendo tecnologia, melhorando o tempo de resposta e colocando o Samu no lugar onde ele merece, que é lá na frente, com a capacidade para que os profissionais que são de primeira linha possam desempenhar melhor as suas ações e para que a população possa ser salva quando necessário”, disse o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, durante evento.