Siddharth Nandyala, um indiano de apenas 14 anos, criou um app que utiliza tecnologia de Inteligência Artificial para fazer uma pré-triagem para doenças cardíacas. Testado em mais de 18 mil pacientes na Índia e nos Estados Unidos, o CircadiaV teve uma taxa de precisão impressionante de mais de 96%.
O objetivo é que detectar essas doenças seja mais acessível e eficiente, principalmente em regiões onde a infraestrutura médica ainda é muito precária. “O foco e objetivo principal para mim com isso foi essencialmente criar uma ferramenta capaz de ajudar um grande número de pessoas apenas por meio de procedimentos de triagem não invasivos”, declarou Nandyala, que atualmente estuda na Universidade do Texas, nos Estados Unidos.
Como funciona o app CircadiaV?
O app promete detectar doenças cardíacas a partir de gravações de sons cardíacos capturados através do seu smartphone. Basta colocar o celular próximo ao coração e registrar os batimentos cardíacos. O aplicativo já conta com cancelamento de ruído e os sons vão ser amplificados por algoritmo para então serem analisados pelo algoritmo de IA.
“É possível detectar com ela detectar arritmias e batimentos cardíacos irregulares, sinais precoces de insuficiência cardíaca, indicadores de doença arterial coronariana e anormalidades nas válvulas cardíacas”, explica matéria da Revista Galileu.
O app já está disponível?
Por enquanto, a plataforma está disponível para uso clínico apenas por profissionais autorizados. No Hospital Geral do Governo em Guntur, na Índia, o app detectou e diagnosticou cerca de dez pacientes com doenças cardiovasculares (posteriormente confirmadas por outros exames).
O criador do app, o prodígio Siddharth Nandyala, já declarou que quer ampliar a tecnologia do CircadiaV para também conseguir escutas sons dos pulmões, detectando sinais de problemas como pneumonia e retenção de líquidos.