Os buracos no asfalto (que muitas vezes surgem poucos meses depois dele ser colocado…) são o terror na vida de motoristas por todas as partes do mundo. Mas um novo material, reforçado com uma das substâncias mais fortes do mundo, pode representar o fim de todos os buracos…
No Reino Unido, esse novo material de asfalto, reforçado com grafeno, tem obtido resultados muito impressionantes em comparação com o tipo de asfalto tradicional. De acordo com matéria da BBC, um primeiro conselho no Reino Unido declarou que ficou “muito encorajado” em ver a performance do material. Assim como no Brasil, a maioria das estradas no Reino Unido são cobertas por asfalto, uma mistura de pedras e betume.
Novo tipo de asfalto é mais resistente… mas também é mais caro
Em 2022, a Essex Highways cobriu parte da A1016, em Chelmsford, com asfalto enriquecido com grafeno. Apesar de mais cara, a opção também é muito mais resistente ao clima e ao trânsito.
O material foi produzido pela empresa britânica Eurovia. “Estamos sempre procurando maneiras de melhorar os produtos e quando encontramos um aditivo de grafeno – uma forma fina, forte e flexível de carbono – que poderíamos misturar com nosso asfalto laminado quente, a Essex Highways concordou em ser a primeira a testá-lo”, explicou o diretor Paul Goosey à BBC.
“O material aprimorado custou £ 2,50 (R$ 18,26) por metro quadrado a mais para colocar do que o asfalto padrão”, revela a BBC.
Segundo o Mundo Educação, o grafeno é produzido a partir da extração de camadas superficiais de grafite, um material abundante na Terra. “O grafeno é o material mais resistente já conhecido, sendo capaz de suportar pressões de até 130 gigapascal (130.109 Pa)”, afirma o site.