Com o objetivo de aumentar a demanda interna, o governo da China criou um novo plano de financiamento de automóveis, flexibilizando as regras de concessão de cotas para compra de veículos, especialmente em grandes centros urbanos. De acordo com as informações divulgadas pelos gabinetes do Comitê Central do Partido Comunista da China e do Conselho de Estado, os representantes estão interessados em alterar o modelo de consumo de automóveis no país, migrando de um sistema baseado em restrições de compra para um modelo focado no uso.
As atualizações deste projeto foram divulgadas pela agência estatal Xinhua, que destacou que o novo plano também inclui a tentativa de equidade social, pois visa priorizar famílias que ainda não possuem automóvel e que enfrentam longas esperas em sistemas de sorteio. Esse sistema acontece em grandes cidades, como Pequim, Xangai e Guangzhou.
Mais informações sobre as flexibilizações para comprar carro na China
O diretor executivo da Associação de Distribuidores de Automóveis da China, Jia Xinguang, avaliou a situação e ressaltou que o “plano representa uma mudança importante de paradigma, privilegiando o uso eficiente do carro em vez de simplesmente controlar a compra”. Além disso, essa nova modalidade servirá de incentivo para que a população troque carros antigos por modelos mais modernos e menos poluentes.
Para isso, o primeiro passo foi dado em Pequem, ao liberar 100 mil licenças neste ano, sendo que 80 mil serão destinadas a veículos de nova energia (NEVs) — elétricos e híbridos. No plano, também serão liberadas mais 40 mil licenças exclusivamente para famílias sem carro, conforme a necessidade de cada família, como tempo de espera e outros critérios sociais.