A fabricante chinesa BYD apresentou no início do ano uma inovação que pode transformar o mercado de veículos elétricos. A empresa revelou o Megawatt Flash Charger, um sistema de recarga ultrarrápida capaz de fornecer 1.000 kW (1 megawatt) de potência — o dobro do que oferecem os carregadores mais potentes dos Estados Unidos. Com essa tecnologia, modelos como o BYD Han L EV e o Tang L EV podem recuperar até 400 quilômetros de autonomia em apenas cinco minutos, o mesmo tempo que se leva para abastecer um carro a combustão.
A nova estação é compatível com veículos equipados com sistemas de alta voltagem de 1.000V, e faz parte da estratégia da BYD para reduzir o tempo de recarga de seus carros elétricos. Segundo o presidente da companhia, Wang Chuanfu, mais de 4 mil pontos de recarga Megawatt serão instalados em toda a China nos próximos anos.
Desempenho e tecnologia
Durante os testes, o carregador alcançou 1 MW de potência em apenas 10 segundos, completando uma recarga de 7% a 50% em 4,5 minutos. A marca também apresentou sua nova plataforma elétrica de 1.000 volts, que promete maior eficiência, melhor desempenho e menor tempo de carregamento.
Os modelos equipados com a nova arquitetura, como o Han L EV 4WD, contam com motores elétricos de 580 kW (788 cv) e são capazes de acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 2 segundos, com velocidade máxima de 305 km/h. A bateria de 83,2 kWh oferece autonomia de até 701 km no ciclo chinês, e pode ser carregada de 16% a 100% em 24 minutos em recargas convencionais.

Superando concorrentes
Com a introdução da tecnologia Megawatt, a BYD ultrapassa outras gigantes do setor:
- Tesla V4: 500 kW
- Li Auto 5C: 520 kW
- NIO Power: 640 kW
- Xpeng S5: 800 kW
A BYD desenvolveu internamente todos os componentes necessários para suportar a potência da nova plataforma, incluindo chips de carboneto de silício de 1.500V, controladores, sistemas de refrigeração e motores elétricos redesenhados.