A Chevrolet está prestes a redefinir o segmento de carros elétricos compactos no Brasil com o lançamento do Spark EUV Activ, modelo que promete rivalizar diretamente com o BYD Dolphin Mini — atualmente um dos líderes de vendas no país. Previsto para chegar em 2025, o novo SUV elétrico será importado da China e é fruto da parceria entre a General Motors e a montadora chinesa SAIC.
Compacto e robusto, o Spark EUV mede 3,99 metros de comprimento, possui motor traseiro de 101 cavalos e torque instantâneo de 18,3 kgfm, garantindo bom desempenho urbano e versatilidade para o uso diário. A bateria LFP de 41,9 kWh proporciona autonomia de até 400 km no ciclo chinês (CLTC), que deve se traduzir em algo entre 250 e 300 km no padrão brasileiro do Inmetro — valor mais que suficiente para a rotina urbana.
Tecnologia de ponta e visual retrô
Diferenciado no design, o Spark EUV adota uma estética “quadradona” e retrô, com elementos que lembram o antigo Tracker e até o Land Rover Defender. O visual é complementado por faróis de LED, rodas de liga leve de 16 polegadas e pintura bicolor. Internamente, o destaque vai para as duas telas de 10,25 polegadas, que integram painel e multimídia, com conectividade Apple CarPlay, Android Auto e assistente de voz.


O modelo também vem equipado com recursos de segurança avançados, como piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, câmera 360°, frenagem automática de emergência e seis airbags. Entre os itens de conforto estão ar-condicionado digital, bancos em couro sintético e assistência de estacionamento.
Competição direta com os elétricos chineses
Com preços estimados entre R$ 130 mil e R$ 160 mil, o Spark EUV entra em uma faixa estratégica do mercado, mirando o público jovem que busca eficiência, design e tecnologia. Suas dimensões o colocam entre o BYD Dolphin Mini (R$ 120 mil) e o Dolphin tradicional (R$ 185 mil), oferecendo mais equipamentos que o Renault Kwid E-Tech (R$ 99.990) e custo-benefício superior ao GWM Ora 3 (R$ 150 mil).
A General Motors aposta que o Spark pode conquistar até 20% do segmento de elétricos compactos no Brasil já no primeiro ano, com expectativa de vendas em torno de 10 mil unidades. A empresa planeja também expandir a infraestrutura de recarga com estações em concessionárias e oferecer garantias estendidas de até oito anos para as baterias.
O Spark EUV chega não apenas como mais uma opção no mercado — mas como o possível novo líder entre os elétricos acessíveis no país.