Uma reclamação muito comum envolvendo os carros elétricos é de que esses veículos dificultam a vida dos motoristas em viagens mais longas, já que muitas vezes eles precisam parar para recarregar esses carros. Pensando nisso, a montadora alemã Mercedes-Benz propõe uma solução para o problema: uma tinta que transformar a energia solar em eletricidade.
É isso mesmo que você leu. Essa tinta solar foi desenvolvida pela Mercedes e cobre toda a carroceria do veículo com uma camada de espessura de cinco micrômetros. Os engenheiros responsáveis pelo projeto afirmam que isso permite que 94% da luz solar atinja a camada geradora de energia para o veículo.
Essa energia pode ser usada imediatamente ou ficar armazenada na bateria. Motoristas na Alemanha ganham 12 mil quilômetros adicionais de autonomia por ano com essa tecnologia. Em regiões ensolaradas, como Los Angeles, nos Estados Unidos, o aumento pode chegar a 20 mil km. Segundo o InsideEVs, isso significa que um motorista da cidade estadunidense poderia rodar o dia inteiro sem ter que parar para recarregar o seu veículo elétrico.
Outra vantagem é que essa tinta é reciclável e pode ser aplicada em diferentes superfícies, o que amplia as suas possibilidades de uso no futuro.
Tinta solar da Mercedes-Benz ainda não está sendo comercializada
Mas se você se empolgou com a novidade, sentimos em dizer que, pelo menos por enquanto, modelos com essa tinta solar nunca será amplamente comercializado. Por enquanto, a Mercedes-Benz está trabalhando em um protótipo chamado Vision Iconic, com um design inspirado pela “era de ouro” dos anos 1930. Ela deve continuar com esse projeto para implementar essa tinta solar em mais modelos comerciais nos próximos anos.




