Vamos refrescar a sua memória das aulas de geografia do colégio. Lembra da Pangeia? Há milhões de anos atrás, a Terra tinha apenas um enorme continente, que foi lentamente se dividindo com a movimentação das placas tectônicas, terminando na configuração que conhecemos atualmente. Pois bem: de acordo com pesquisadores, o planeta pode voltar a ter uma espécie de Pangeia em um futuro distante.
De acordo com pesquisadores da Universidade de Bristol, no Reino Unido, todos os continentes da Terra vão voltar a se “juntar”, formando um único supercontinente batizado de “Pangeia próxima” ou “Pangeia última”. Mas obviamente essa formação não seria igual ao que os cientistas acreditam que era a “Pangeia original”.
Como explica o Diário do Centro do Mundo, os cientistas acreditam que os continentes vão se mover até se fundirem na região da África. Europa e África vão se unir, Austrália e Ásia colidem e as Américas formam um bloco com a Antártica. Só a Nova Zelândia continua “isolada” de certa.
Obviamente, essas transformações vão levar milhões de anos para se concretizarem, então você não vai precisar decorar um novo mapa mundi em vida.

Supercontinente do futuro será inabitável para humanos
De acordo com o climatologista Alexander Farnsworth, um dos cientistas que participou do estudo de Bristol, essas mudanças na “configuração” do planeta vão praticamente dobrar a temperatura média da superfície terrestre por causa do acúmulo de terras longe do ar e do aumento da atividade vulcânica.
“Embora o evento esteja previsto para ocorrer em milhões de anos, os cientistas alertam que o estudo reforça a importância de conter o aquecimento atual”, explica o Diário do Centro do Mundo.