Com o envelhecimento da população se tornando cada vez mias uma realidade no Brasil, também aumentam as preocupações em oferecer mais qualidade de vida aos idosos que chegaram ao tão sonhado momento de se aposentar. Um exemplo é um levantamento do Instituto de Longevidade Mongeral, que tentou descobrir qual a melhor cidade do Brasil para se aposentar.
O levantamento considera índices como o IDL (Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade) e o IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) dos municípios. Como explica o site Rota de Férias, esses índices ajudam a medida a qualidade da infraestrutura das cidades e os serviços oferecidos à população. Também foram levados em conta o custo de vida, acesso a serviços de saúde, programas de inclusão e mobilidade urbana.
A melhor cidade do Brasil para viver depois de se aposentar
Somados todos os fatores, a eleita pelo levantamento do Mongeral foi a cidade de São Caetano do Sul, do grande ABC paulista. A cidade paulistana tem um dos melhores IDLs e IDMHs do Brasil, transporte público gratuito para idosos, projetos de mobilidade urbana em expansão e uma rede robusta de hospitais e unidades médicas.
Segundo o Rota de Férias, outro destaque são programas sociais pensados justamente para a população idosa, incluindo atendimento assistencial, programas de integração e até de inclusão digital.
Em 2023, o prefeito da cidade na época, José Auricchio Júnior, destacou que o bom resultado de IDL da cidade é porque eles tratam o envelhecimento saudável como política pública. “São diversas ações voltadas à prevenção de doenças e à promoção de Saúde, o que resulta no bem-estar do pessoal da terceira idade. Assim asseguramos os direitos do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade”, declarou José ao site da prefeitura na época.