Um estudo inédito, publicado na revista Journal of Comparative Psychology, sugere que as orcas (Ornicus orca) se aproximam intencionalmente de seres humanos na água por curiosidade e usam um método bem simples para tentar facilitar esse contato: oferecer comida. De acordo com a Revista Galileu, estudiosos já tinha observado esse tipo de comportamento entre os membros da espécie, mas acreditava-se que elas faziam isso como uma forma de fortalecer laços com outras orcas.
Jared Towers, diretor da organização canadense Bay Cetology e autor principal do projeto, explicou em comunicado que as orcas compartilham comidas uma com as outras como uma atividade social. O fato delas também já terem oferecido comida a humanos mostra que elas também podem ter interesse em se relacionar com a nossa espécie.
Ideia surgiu de interação do autor com orcas
Towers teve a ideia para a pesquisa enquanto observava um grupo de orcas em Alert Bay, na Califórnia, lá em 2015. Duas orcas se aproximaram do pesquisador trazendo aves marinhas, que elas tinham caçado, na boca. Segundo Towers, elas soltaram as aves perto dele, como se estivessem oferecendo. Um tempo depois, elas pegaram as aves de volta e se afastaram. Algo parecido voltou a acontecer com Towers em 2018, quando uma orca foi lhe oferece um filhote de foca.
O estudo analisa 34 interações do tipo, documentadas em fotos e vídeos, que aconteceram nos últimos 20 anos. Nele, os pesquisadores escrevem que ato das orcas de oferecer comida a humanos pode ser uma forma de aprender, brincar ou desenvolver algum tipo de relação conosco.
Considerando a natureza social das orcas e as habilidades cognitivas avançadas desses animais, os cientistas acreditam que todas essas hipóteses podem ser possíveis.