Apesar das ações das autoridades e da própria plataforma do WhatsApp para criar novos mecanismos de segurança, os golpistas continuam encontrando maneiras de aplicar suas práticas ilegais, fazendo com que milhares de pessoas diariamente sejam vítimas desses golpes. Atualmente, os criminosos estão optando por enviar mensagens com “Olá, como vai?” ou “Você consegue trabalhar?”, para iniciar a conversa e conseguir com que esses poucos diálogos geram prejuízos milionários.
De acordo com os dados revelados pela McAfee, cerca de 25% dos norte-americanos receberam essas mensagens e no Brasil, essa ameaça está ficando cada vez mais real, pois vem disfarçada de cobranças falsas ou promoções tentadoras. O importante em ambas ações é não responder um número que não conhece que parece ser algo inofensivo, mas pode ser o ponto de partida para o criminoso tentar ataques mais elaborados.
Saiba como se proteger de golpes pelo WhatsApp
Quando os golpistas percebem que os números estranhos não estão atraindo as vítimas, eles apelam para se passarem por familiares ou amigos dizendo que mudaram de número e pedem dinheiro. Por isso, confirme sempre por ligação o que está acontecendo, antes de enviar dados sem ter certeza de quem está do outro lado.
Além de se passarem por entes queridos, os golpistas também conseguem se passar por empresas e pedem um código enviado por SMS — esse código dá acesso à sua conta, por isso evite enviar qualquer tipo de informação pessoal, sem saber se é verdadeiro. Para aumentar a segurança, ative a verificação de duas etapas, pois isso dificulta que golpistas assumam sua conta mesmo que tenham acesso ao seu número.