A Apple está desenvolvendo uma tecnologia para permitir que você controle o seu iPhone por meio das suas ondas cerebrais. Mas calma que a novidade ainda deve demorar uns bons anos para chegar às lojas.
A empresa norte-americana está trabalhando em conjunto com a startup Synchron para desenvolver interfaces cérebro-computador. O objetivo seria tornar os produtos da empresa mais acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida, como as diagnosticadas com esclerose lateral amiotrófica (ALS).
Como você conseguiria controlar o seu iPhone com a mente?
Segundo o Infomoney – que repercutiu as informações inicialmente divulgadas do Wall Street Journal -, essa tecnologia seria possível através de um dispositivo chamado Stentrode. Implantado em uma veia próxima ao córtex motor do cérebro, ele possui eletrodos que capturam sinais cerebrais e poderiam traduzir esses sinais em comandos.
O CEO da Synchron, Tom Oxley, explicou ao Wall Street Journal que empresas de interfaces cérebro-computador atualmente têm que “enganar” computadores para que eles reconheçam os sinais do implante como se fossem do mouse, do teclado ou do touchpad. “A introdução de um padrão específico para esses dispositivos poderia facilitar uma interação mais fluida e eficiente”, afirma o InfoMoney.
Quando esse novo iPhone seria lançado?
A expectativa é que a Apple consiga aprovar comercialmente os primeiros iPhones do tipo até 2030, mas o CEO da Synchron acredita que eles conseguiriam essa aprovação mais cedo. Não é a primeira vez que a Apple investe em tornar seus produtos mais acessíveis para pessoas com deficiência. Em 2014, foi lançado um padrão para aparelhos auditivos conseguirem se conectar aos iPhones via Bluetooth.