Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Novo líder da NASA revela missão surpreendente a pedido de Donald Trump

Por Pedro Silvini
14/04/2025
Em Geral
0
Lançamento do Titusville, da Nasa

Lançamento feito pela NASA da nave Titusville (Reprodução/Cristobal Herrera/Shutterstock)

O novo nome indicado por Donald Trump para liderar a National Aeronautics and Space Administration (NASA), o bilionário Jared Isaacman, revelou nesta semana sua intenção de priorizar o envio de astronautas americanos a Marte — uma decisão diretamente alinhada com a visão do atual presidente dos Estados Unidos, que quer transformar a exploração espacial em estratégia de Estado. Durante audiência no Senado para confirmação no cargo, Isaacman também defendeu que o retorno à Lua seja mantido como etapa essencial no caminho para o Planeta Vermelho, mas com prazos e orçamentos mais enxutos.

“Como o presidente (Donald Trump) afirmou, vamos priorizar o envio de astronautas americanos a Marte, e, até chegarmos lá, iremos, inevitavelmente, ter capacidade de retornar à Lua e, então, determinar os benefícios econômicos, científicos e de segurança nacional de manter nossa presença no satélite”, declarou Isaacman, de 42 anos, diante do Comitê de Comércio Exterior, Ciência e Transporte.


Discurso de Isaacman para o comitê (Vídeo: Reprodução/Youtube/VideoFromSpace)

Missões à Lua e Marte caminham juntas

Apesar de colocar ênfase em Marte, Isaacman afirmou que não pretende abandonar os planos de retorno à Lua, atualmente previstos para 2027 por meio do programa Artemis, criado durante o primeiro mandato de Trump e mantido pela gestão Biden. A ideia é que astronautas construam uma base lunar permanente, que funcionará como plataforma científica e estrutura de apoio para o primeiro voo humano a Marte, previsto para o fim da década de 2030.

Isaacman, no entanto, quer mais agilidade. “Acho que não precisa ser um ou outro”, disse ele ao defender o desenvolvimento paralelo das missões lunares e marcianas. “Eu quero ver nosso retorno à Lua. Mas por que estamos levando tanto tempo para voltar? E por que custa tanto dinheiro?”, questionou.

A missão, segundo os aliados de Trump, é transformar a NASA em protagonista não só de descobertas, mas também da proteção e projeção de poder dos EUA no espaço. Se aprovado pelo Senado, Isaacman terá o desafio de equilibrar inovação, aceleração de cronogramas, parcerias privadas e os enormes riscos e custos das viagens interplanetárias.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
seleção brasileira

Jornalista antecipa novo treinador da seleção brasileira, após demissão de Dorival Júnior

Confira!

Banco Central

Brasileiros podem pegar automaticamente dinheiro esquecido no Banco Central

12/09/2025
Imagem de Jody Davis por Pixabay

NASA alerta: cratera enorme se abre no Sol e efeitos serão sentidos na Terra

12/09/2025
hard rock

Hard Rock está construindo o maior resort da América Latina no Brasil

12/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix