Os moradores da cidade de São Paulo vão ter uma novidade no transporte público em breve: os primeiros ônibus elétricos superarticulados com tecnologia brasileira. As primeiras unidades, que foram produzidas na cidade do ABC São Bernardo dos Campos, começam a ser entregues esta semana. Os ônibus contam com mais de 20 metros de comprimentos e comportam quase 150 passageiros.*
*Mas desses 150, só 50 vão sentados…
A compra inicial foram de 27 unidades. De acordo com o Diário do Transporte, esses ônibus vão operar na zona leste da capital paulista, pela Viação Metrópole Paulista, em linhas de grande demanda. Os novos veículos vão substituir ônibus de porte semelhante movidos a diesel e que já ultrapassaram a idade de 10 anos prevista em contrato.
Para quem for da zona leste e for andar nos ônibus, os modelos incluem ar-condicionado com saídas individuais, piso com rampa para acessibilidades de pessoas com restrição de mobilidade, vidros colados com tratamento de proteção contra raios ultravioleta do sol e até tomada USB para recarga de celulares.
Segundo o Diário do Transporte, planilhas oficiais da SPTrans afirmam que a operação de ônibus elétricos pode ser até 65% mais barata por quilômetro do que os ônibus movidos a diesel.
São Paulo chegou à marca de mil ônibus elétricos em 2025
Em novembro do ano passado, a prefeitura paulista chegou à marca impressionante de mil ônibus entregues para a frota municipal de transporte público. “Hoje é um dia de muita alegria para a cidade de São Paulo, mas também para o Brasil, porque o que acontece aqui acaba reverberando para o país inteiro”, comemorou o prefeito Ricardo Nunes durante a entrega dos veículos. “Essa entrega representa melhor qualidade do ar, melhor qualidade do nosso meio-ambiente, representa a saúde, representa um avanço gigantesco, mais de 2 bilhões e meio de investimentos.”




