O Papa Francisco está internado há um mês, para tratar de uma infecção polimicrobiana bilateral nos pulmões. Durante o seu período afastado, o Vaticano precisa que alguém esteja disponível para assumir algumas tarefas importantes sobre a Igreja Católico. Apesar do Papa ser a figura suprema da igreja, talvez poucas pessoas saibam que existe uma outra pessoa que fica no lugar de Francisco, enquanto está em tratamento.
Desde que Papa Francisco se internou, quem assumiu o posto foi Kevin Joseph Farrell, nomeado pelo próprio pontífice em 2019, para o cargo de camerlengo. Este posto é destinado especialmente para ocasiões como essas, pois fica responsável por assumir a administração da Igreja e do Vaticano, quando o santo padre estiver incapacitado de exercer suas funções.
O que um camerlengo faz?
Essa função surgiu do latim medieval camarlingus, que, em tradução livre, significa “funcionário da câmara do soberano”. Esse nível de cardeal também pode desempenhar um papel crucial durante o período de Sé Vacante, ou seja, quando um Papa falece ou renúncia. Quem escolhe o cardeal para esse cargo é o Papa e, em caso de falecimento, é ele quem será responsável por certificar o óbito do Papa.
No entanto, isso não significa que o camerlengo será o novo Papa em caso de morte, pois essa escolha é realizada pelo Colégio dos Cardeais, especificamente pelos cardeais eleitores, em um processo conhecido como Conclave.
Como está a saúde do Papa Francisco?
Em última nota emitida pelo Vaticano, o estado de saúde do Papa continua estável: “A alternância entre ventilação mecânica não invasiva à noite e oxigenação de alto fluxo com cânulas nasais utilizadas durante o dia continua”, informou. “Os profissionais de saúde que assistem Francisco organizaram um breve momento para ele celebrar os doze anos de seu pontificado, oferecendo-lhe um bolo com velas”, concluiu a Santa Fé.