Provavelmente você conhece algum motorista (ou talvez você seja esse motorista) que age da seguinte forma nas estradas: a pessoa vai em uma velocidade acima do permitido o caminho todo. Mas, quando vê um radar se aproximando, pisa no freio, fica na velocidade apropriada e se livra de pagar uma multa. Aí quando o radar passa, ela mete o pé no acelerador de novo…
Um novo modelo de radar de trânsito promete acabar com a festa desses motoristas. O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) informou ao g1 que o processo de implementar esses novos radares ainda está fase inicial.
Como funciona o novo radar de trânsito?
Os radares normais simplesmente medem a velocidade quando o veículo passa por eles na rodovia, certo? Esses novos radares funcionam de outro jeito. Não é instalado apenas um radar, mas dois, um no começo e um no fim do trecho vigiado. O veículo é identificado ao passar pela entrada e pela saída e o radar calcular a velocidade em que você estava pelo tempo que você levou para passar pelo trecho. A ideia é simples: garantir que o motorista fique na velocidade correta por todo o trecho vigiado – não apenas na hora de passar pelo radar.
Embora ainda esteja em fase experimental por aqui no Brasil, já existem alguns exemplares desse novo tipo de radar. Dois equipamentos foram instalados nos quilômetros 171 e 182 na BR-050, em Uberlândia, Minas Gerais. Por enquanto, essa fiscalização é apenas educativa, e não vai gerar multas para os motoristas.




