Um grupo de pesquisadores desenvolveu um gel que pode ajudar a diminuir os efeitos do álcool sobre o organismo. Feito com da proteína do soro do leite – o famoso whey -, junto com ouro e ferro, esse gel auxilia na decomposição do álcool antes que ele chegue à corrente sanguínea, que é quando ele começa a “bater”.
Segundo o estudo de pesquisadores do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suíça, publicado na Nature Nanotechnology, o gel decompõe o álcool, transformando a substância em ácido acético, substância bem menos danosa ao organismo. Para isso, o gel precisa ser tomado antes ou durante o consumo de álcool, enquanto a bebida ainda está no seu sistema digestivo. Depois que ela vai para a corrente sanguínea, o gel não tem mais o que fazer.
Por enquanto, essa tecnologia apenas foi testada em ratos. Nos testes, o gel ajudou a reduzir o nível de álcool no sangue dos animais em 40% até 56%. A curto e longo prazo, o uso do gel promoveu uma perda menor de peso, menos danos e ainda melhorou o metabolismo de gordura no fígado.
De acordo com a CNN Brasil, os pesquisadores já solicitaram a patente do gel e vão começar testes clínicos para autorizar o uso em humanos. Além disso, ainda não existe nenhuma previsão de comercialização dessa nova substância.
Oito perigos do álcool para o nosso corpo
- Problemas no sistema digestivo e glândulas endócrinas;
- Doenças inflamatórias;
- Interferência nos níveis de açúcar;
- Sistema nervoso e efeitos psicológicos;
- Problemas no sistema circulatório;
- Problemas na saúde sexual e reprodutiva;
- Esqueleto, músculos e sistema imune;
- Câncer.