O Brasil está à beira de inaugurar seu primeiro trem de alta velocidade, conectando Rio de Janeiro e São Paulo, com paradas em Volta Redonda e São José dos Campos. Sob a liderança da TAV Brasil, o projeto, marcado para iniciar em 2032, busca revolucionar a mobilidade entre as cidades.
Com um investimento previsto de R$ 60 bilhões, o trem-bala deve realizar o percurso de 417 quilômetros em apenas 105 minutos, atingindo velocidades de até 320 km/h. As passagens terão um custo estimado de R$ 500 por trecho.
Impacto econômico significativo
O trem-bala não é apenas uma inovação em transporte, mas prevê também um impacto econômico robusto. Estima-se que o projeto adicione até R$ 168 bilhões ao PIB nacional e gere R$ 36 bilhões em arrecadação tributária até 2055.
Além disso, a construção e operação do trem devem criar cerca de 130 mil empregos diretos e indiretos, impulsionando a economia local.
Percurso
O percurso do trem-bala incluirá quatro estações estratégicas. No estado de São Paulo, paradas estão planejadas em São José dos Campos e Jacareí, enquanto no Rio de Janeiro, o trem passará por Resende e Volta Redonda.
Os pontos finais do trajeto serão nas estações de Guarulhos e na tradicional Estação Leopoldina, no centro das respectivas capitais. Essa estrutura visa facilitar a conectividade nas regiões mais populosas do país.
Para viabilizar esse audacioso projeto, a TAV Brasil está em negociações com investidores da China, Espanha e fundos do Oriente Médio. O desenvolvimento do projeto ganhou impulso com a aprovação do Marco Legal das Ferrovias em 2021, que facilitou investimentos privados no setor. A empresa já garantiu o direito de construir e operar o trem por 99 anos, consolidando o modelo de autorização.




