É uma época boa para o cinema nacional. Depois do fenômeno Ainda Estou Aqui, este ano temos O Agente Secreto, que conquistou quatro indicações ao Oscar 2026. Até então, Cidade de Deus (2002) era o único filme brasileiro a conseguir esse número de indicações no prêmio – será que O Agente Secreto vai chegar ao nível de clássico do longa de Fernando Meirelles?
O Agente Secreto foi indicado a Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator para Wagner Moura e Melhor Elenco (categoria nova que estreia na premiação este ano). O longa do pernambucano Kleber Mendonça Filho (Bacurau) é um dos preferidos ao prêmio de Melhor Filme Internacional.
Ignorado na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2003, Cidade de Deus acabou conquistando quatro indicações no ano seguinte: Melhor Direção (Fernando Meirelles), Melhor Roteiro Adaptado (Bráulio Mantovani), Melhor Fotografia (César Charlone) e Melhor Montagem (Daniel Rezende). O longa saiu de mãos vazias da premiação, tendo perdido todas as categorias para o filme O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003), que terminou a noite com 11 prêmios.
Confira os concorrentes de O Agente Secreto no Oscar:
Melhor Filme
- “Bugonia”
- “F-1”
- “Frankenstein”
- “Hamnet”
- “Marty Supreme”
- “Uma Batalha Após A Outra”
- “O Agente Secreto”
- “Valor Sentimental”
- “Pecadores”
- “Sonhos de Trem”
Melhor Ator
- Timothée Chalamet, por “Marty Supreme”
- Leonardo DiCaprio, por “Uma Batalha Após A Outra”
- Ethan Hawke, por “Blue Moon”
- Michael B. Jordan, por “Pecadores”
- Wagner Moura, por “O Agente Secreto”
Melhor Elenco
- “Hamnet”
- “Marty Supreme”
- “Uma Batalha Após A Outra”
- “O Agente Secreto”
- “Pecadores”
Melhor Filme Internacional
- “O Agente Secreto”
- “Foi Apenas Um Acidente”
- “Valor Sentimental”
- “Sirāt”
- “The Voice of Hind Rajab”




