Temos uma parte 2 do fenômeno Ainda Estou Aqui (2024)? Este ano, temos mais um filme nacional recebendo uma chuva de elogios da crítica internacional e sendo bastante cotado para premiações como o Oscar. E é claro que estamos falando de O Agente Secreto, estrelado por Wagner Moura (Tropa de Elite). O longa nacional foi escolhido como o terceiro melhor de 2025 pelo crítico de cinema Richard Brody, que escreve para a prestigiada revista The New Yorker.
“As pressões alucinantes da perseguição política sob um regime autoritário são apenas a premissa do drama amplo, turbulento, enérgico e ferozmente principista do diretor brasileiro Kleber Mendonça Filho, ambientado em 1977, enquanto o país era governado por uma ditadura militar.”
Richard Brody, The New Yorker
O Agente Secreto
O longa se passa em 1977, em plena ditadura militar brasileira, e acompanha Marcelo (Wagner Moura), um homem que decide ir embora de São Paulo e vai para Recife, preparado para recomeçar sua vida. Mas o passado sombrio que ele está tão determinado a deixar para trás, vai continuar voltando para atormentá-lo.
A direção é do pernambucano Kleber Mendonça Filho, de filmes elogiados como Bacurau (2019), Aquarius (2016) e O Som ao Redor (2012).
Os melhores filmes de 2025, segundo Richard Brody, da The New Yorker
- Pecadores
- The Mastermind
- O Agente Secreto
- O Esquema Fenício
- Hedda
- Tardes de Solidão
- Luta de Classes
- This Life of Mine
- Misericórdia
- Uma Batalha Após a Outra
- Marty Supreme
- Nouvelle Vague
- Blue Moon
- Eephus
- O Dia de Peter Hujar
- Invention
- The Fishing Place
- This Woman
- O Império
- Fogo do Vento
- Sobre Tornar-se uma Galinha-d’Angola
- Se Eu Tivesse Pernas, Eu Te Chutaria




