Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

O banco que patrocinava Ayrton Senna: por que o Banco Nacional faliu?

Por Carolina Carvalho
14/02/2025
Em Geral
0
ayrton senna banco nacional

Foto: @F1/Twitter

Quem acompanhava o universo de Fórmula 1 na época de “Ayrton Senna do Brasil!”, provavelmente se lembra do boné azul onipresente do piloto, que levava a marca do Banco Nacional. Mas o que aconteceu com esse banco? Ele ainda existe? Trocou de nome? Continue lendo que nós vamos te contar.

Fundado em 1944, em Minas Gerais, o Banco Nacional começou como Banco Nacional de Minas Gerais. Com a expansão do banco, em 1972, eles mudaram de nome e aderiram ao famoso nome de Banco Nacional.

Em 1984, eles firmaram a parceria com o piloto, que tinha começado a competir pela Fórmula 1. Aliás, segundo o InfoMoney, a diretoria do banco estava insegura em apostar em um iniciante. Como nós já sabemos, a aposta compensou e a parceria de Senna com o banco continuou até a sua morte, em 1994, mesmo com ele tendo recebido propostas de outras financeiras.

O boné azul do Banco Nacional acabou se tornando icônico por causa do piloto e é um item procurado até hoje por fãs de Senna.

O que aconteceu com o Banco Nacional?

No final dos anos 90 e começo dos 90, a instituição começou a passar por problemas, além de ter sido acusada de adotar uma “contabilidade fictícia” para tentar maquiar os problemas da empresa. Em 1995, o Banco Central decide intervir, afastando os gestores do Banco Nacional. “Em auditoria, a autarquia monetária identificou 652 contas fictícias com saldo cinco vezes maior do que o valor do patrimônio líquido do banco”, explica o InfoMoney.

Em 1996, o BC decretou e realizou a liquidação extrajudicial do Banco Nacional. E esse foi o fim da instituição. Dividido em dois, o banco teve uma parte vendida para o Unibanco.

Em 1997, 33 pessoas da administração do banco foram acusadas de fraude, uma delas o controlador Marcos Magalhães Pinto, herdeiro da família que tinha fundado o banco.

Carolina Carvalho

Carolina Carvalho

Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Próximo post
dinheiro real

Nasceu em janeiro ou fevereiro? Você já pode receber este valor

Confira!

apple intelligence

Usuários de iPhone agora poderão conversar com estrangeiros sem precisar saber uma palavra em outra língua

16/09/2025
pessoa falando no telefone irritada

Essa é a maneira certa de reagir ao receber ligação de um número desconhecido

16/09/2025
Oscar

Luto: ator e vencedor do Oscar falece nas montanhas e comove o mundo

16/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix