Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

O calor ajuda ou prejudica o aprendizado na infância? Cientistas já concluíram análise

Por Carolina Carvalho
08/01/2026
Em Geral
0
criança óculos

Imagem de freepik

Atire a primeira pedra quem nunca reclamou que estava “calor demais para pensar”. Pois é, e não é só impressão ou desculpa não. Um estudo recente afirma que o calor extremo pode sim prejudicar o aprendizado na infância, prejuízo que é ainda mais sentido entre crianças de famílias pobres ou de cidades sem acesso adequado à água.

Calor extremo pode prejudicar o aprendizado na infância, aponta estudo

Publicado no Journal of Child Psychology and Psychiatry, um estudo internacional analisou dados de mais de 19 mil crianças entre três e quatro anos em países de baixa e média renda, como Gâmbia, Geórgia, Serra Leoa e Malawi.

Para medir o desenvolvimento das crianças, os pesquisadores utilizaram o Índice de Desenvolvimento da Primeira Infância (ECDI), que avalia se a criança atingiu os marcos esperados para a idade em quatro áreas: alfabetização e numeracia, desenvolvimento socioemocional, abordagens à aprendizagem e desenvolvimento físico.

Depois, segundo a Superinteressante, os autores cruzaram as informações do ECDI com os dados climáticos – mais especificamente, os registros das temperaturas máximas médias anuais desde o ano de nascimento das crianças até o momento da pesquisa.

Os resultados mais expressivos foram no domínio cognitivo inicial das crianças. De acordo com a Super, crianças em ambientes em que as temperaturas médias passaram dos 30 ºC tiveram 5% a 6,7% menos chance de estar com o desenvolvimento “em dia” nas habilidades de alfabetização e matemática em comparação com crianças em que as temperaturas ficaram abaixo de 26 ºC.

Os pesquisadores também perceberam que o prejuízo foi maior em crianças de famílias pobres ou sem condição à água e saneamento básico, e em zonas urbanas o efeito foi mais acentuado do que em áreas rurais.

Eles explicam que o calor pode interferir no desenvolvimento por vários motivos. “Em termos biológicos, temperaturas elevadas aumentam o risco de desidratação, inflamação no sistema nervoso e distúrbios do sono, fatores que afetam diretamente o funcionamento do cérebro em uma fase de rápido crescimento”, afirma a Super.

O calor também tem efeitos indiretos, podendo comprometer a segurança alimentar e favorecer a disseminação de doenças, outros fatores que afetam a saúde e, consequentemente, o aprendizado de crianças.

BELEZA

5 dicas para salvar os cabelos danificados da praia

Voltou da praia com os cabelos detonados? Confira algumas dicas simples para ajudar a reviver as suas madeixas.
Leia mais
X

5 dicas para salvar os cabelos danificados da praia

Leia mais
Carolina Carvalho

Carolina Carvalho

Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Próximo post
lula

Lula aprova lei que vai beneficiar aposentados do INSS

Confira!

Vini Jr.

Atacante de 18 anos supera Vini Jr e é o jogador brasileiro mais valioso do planeta

08/01/2026

Emissora de TV que marcou gerações no Brasil chega ao fim

08/01/2026
Signos

Ranking elege os signos que mais traem e os mais fiéis do zodíaco

08/01/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix