Não é novidade nenhuma que o hábito de fumar é extremamente prejudicial para a saúde, aumentando as chances de você desenvolver câncer de pulmão. Esse tipo de câncer é especialmente mortal porque normalmente ele só é descoberto em estágios mais avançados. Mas um exame chamado tomografia computadorizada de baixa dose pode ajudar.
Entrevistado pela emissora LN+, o cardiologista Jorge Tartaglione explicou que recomenda muito o exame para qualquer pessoa que tenha fumado por pelo menos 20 anos, mesmo que ela já tenha parado há mais de uma década. Segundo o cardiologista, uma tomografia computadorizada de baixa dose pode identificar nódulos e tumores pulmonares em fases iniciais, antes deles provocarem sintomas graves.
De acordo com Tartaglione, esse estudo pode “salvar vidas”. O médico destaca que, em casos de câncer de pulmão, o diagnóstico precoce é o principal fator no aumento das chances de cura.
Em 2023, o exame foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) para o diagnóstico do câncer de pulmão de células pequenas, o tipo mais agressivo da doença.
“A proposta de criação de um Programa Nacional de Rastreamento do Câncer de Pulmão está em discussão no Congresso Nacional por meio do Projeto de Lei 2.550/2024, que deve ser votado ainda em agosto”, conta o site do Hospital São Lucas.
Os efeitos de parar de fumar
De acordo com o Gizmodo, parar de fumar traz benefícios praticamente imediatos:
- Após 20 minutos, a frequência cardíaca volta ao normal;
- Em dois dias, a capacidade pulmonar melhora;
- Em três anos, o risco de infarto se iguala ao de uma pessoa que nunca fumou;
- Em até 15 anos, o risco de desenvolver câncer de pulmão se reduz drasticamente.




