Parece que o mundo inteiro já viu esse filme nacional, menos nós, brasileiros. Mas isso está prestes a acabar. Depois de receber elogios em festivais de cinema pelo mundo, como Cannes, O Agente Secreto, estrelando Wagner Moura (Tropa de Elite) chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (6).
O longa já passou por mais de 50 festivais de cinema do mundo e teve algumas sessões especiais aqui no país desde setembro. A partir de amanhã, o longa chega a mais de 700 cinemas e 370 cidades espalhadas pelo Brasil afora. De acordo com o TEMPO, é o filme brasileiro de 2025 com o circuito de lançamento mais amplo.
E isso não é por acaso. Além de ter recebido muitos elogios no exterior, O Agente Secreto foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para representar o país na corrida do Oscar 2026 – será que vem aí uma “parte 2” do fenômeno Ainda Estou Aqui?

O Agente Secreto
O filme se passa em 1977, durante a ditadura militar, e segue Marcelo (Wagner Moura), um homem que decide ir embora de São Paulo e volta para Recife em busca de um novo começo. Mas o passado sombrio do qual ele está fugindo continua voltando para atormentá-lo.
O longa é dirigido pelo cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, de longas elogiados como Bacurau (2019), Aquarius (2016) e O Som ao Redor (2012).
A escolha de O Agente Secreto para representar o Brasil no próximo Oscar foi elogiada por Walter Salles, o diretor de Ainda Estou Aqui. “O Agente Secreto é um grande filme político sobre os anos 70, um thriller, um filme sobre a paternidade e a transmissão, sobre memória e resistência, e também uma carta de amor ao cinema. Essas qualidades indicam que ele terá vida longa”, declarou o diretor.




