Já está cansado de chegar no fim de mês e se ver na mesma situação de ter que vender o almoço pra comprar a janta? Conseguir economizar um dinheirinho ainda é um desafio para a maioria das pessoas, mas o método japonês Kakebo, baseado em quatro pilares, promete ajudar. Saiba mais sobre a técnica.
Onde surgiu o método Kakebo?
“Kakebo” é uma palavra em japonês para “livro de contas domésticas”. Segundo matéria da BBC, Fumiko Chiba, autora do livro “Kakebo: A arte japonesa de poupar dinheiro“, explica que as origens do método remontam ao início do século e que foi criado por Hani Motoko, considerada a primeira mulher jornalista do país, que queria ajudar donas de casas a administrarem as finanças da casa de forma eficiente. O livro de contas criado por Hani ainda é muito popular no país, mesmo com o surgimento de vários aplicativos para controlar receitas e despesas.
Conheça o método kakebo para economizar dinheiro:
Apesar de um pouco trabalhoso, adotar o método kakebo para a sua vida é simples. Primeiro, você precisa de um caderno. Sim, você pode usar um caderno, mas pesquisas sugerem que escrever à mão vai ajudar seu cérebro a processar as informações.
Você irá registrar seus ganhos e suas despesas diárias, semanais ou mensais em diferentes categorias. Você pode criar colunas diferentes para a sua renda (salário, rendimentos, pensões), despesas essenciais (ex: moradia, alimentação), despesas não essenciais (ex: restaurantes, compras) e gastos imprevistos (ex: medicamentos, obras domésticas).
Lembre-se de usar cores diferentes para tornar as categorias visualmente atraentes. Comece calculando o seu dinheiro disponível e subtraia os gastos essenciais (que normalmente são fixos, como aluguel). O que sobrar, você divide entre “poupar” e “gastar bem”. A ideia é te ajudar a gastar seu dinheiro de forma mais consciente e sensata.
O kakebo propõe quatro perguntas-chave (ou pilares):
- Quanto dinheiro você guardou?
- Quanto você gostaria de guardar?
- Quanto você gastou?
- O que você mudaria no próximo mês?
Uma sugestão do kakebo é utilizar dinheiro físico ao invés do cartão, o que supostamente permite que você tenha um controle maior sobre os seus gastos.
A consultora financeira Harumi Maruyama afirma que você deve testar o kakebo por pelo menos três meses, já que é neste período que as pessoas começam a notar os resultados do método.