Você tem um bolo de notas na mão (algo cada vez mais raro em tempos de Pix) e já começa a organizar as notas dos maiores para os menores valores? Acredite se quiser, não é todo mundo que sente essa necessidade (que, na opinião da redatora, é simplesmente sensato). Inclusive, a psicologia pode ter uma outra coisinha a dizer sobre esse seu hábito.
O que a psicologia diz sobre o habito de organizar dinheiro
De acordo com o site colombiano La Nacion, especialistas indicam que essa ação reflete aspectos profundos do caráter de cada indivíduo. Na análise deles, esse hábito simples é reflexo de personalidades que valorizam muito ordem e estrutura. E isso não é apenas na forma como eles organizam o dinheiro. Essas pessoas impõem lógica em várias partes de suas vidas, incluindo em momentos caóticos ou incertos.
Para a psicologia, pessoas com essa forma de organização sentem uma necessidade de manter controle emocional e estabilidade pessoal. “Aqueles que geralmente encontram paz de espírito no previsível veem esse ato de pedir como uma estratégia para reduzir o estresse”, explica o La Nacion.
Obviamente, isso é apenas questão de personalidade e gostar de organização e controle é normal… até não ser mais.
Se você sente necessidade de organizar não apenas as suas notas de dinheiro, mas absolutamente tudo ao seu redor, ao ponto de qualquer desorganização de trazer sofrimento emocional, aí pode ser um sinal do famoso TOC, ou Transtorno Obsessivo-Compulsivo. Mas nada de ficar se autodiagnosticando com o TikTok: só um psiquiatra pode te diagnosticar com certeza e te oferecer medicamentos, se for necessário no seu caso.