Se você é usuário do TikTok, principalmente de conteúdos sobre emagrecimento e bem estar, você provavelmente se deparou com alguma receita da famosa “farinha da felicidade”. Mas o que é essa receita, o que ela promete e, o mais importante, será que ela funciona mesmo?
O que é a “farinha da felicidade”?
A receita mistura farinha de ora-pro-nóbis, farinha de fibra de maçã, farinha de psyllium, farinha de beterraba e farinha de maca peruana. Os vídeos que mostram a combinação prometem que ela ajuda a regular o intestino, controlar o nível de açúcar no sangue, emagrecer e acelerar o metabolismo e ajudar no equilíbrio hormonal feminino.
A “farinha da felicidade” realmente funciona?
Priscilla Primi, nutricionista e colunista do O Globo, explica que as cinco farinhas separadas são fontes ricas de fibras, ajudando a regular o intestino. A receita contém tanto fibras solúveis quanto insolúveis. De acordo com a especialista, as fibras solúveis formam um gel quando entram em contato com a água, desacelerando a digestão e a absorção de nutrientes, deixando-nos saciados por mais tempo. “Consequentemente, comemos menos, mas isso não quer dizer que diminui o apetite”, explica Primi.
Essas fibras também servem de alimento para bactérias boas do organismo, produzindo uma substância chamada de ácido graxo, que ajuda a manter a integridade da barreira intestinal. Já as fibras insolúveis ajudam a formar o bolo fecal, auxiliando o funcionamento do intestino.
Então, pensando assim, a farinha da felicidade seria ótima, não é mesmo? Porém, de acordo com a nutricionista do O Globo, a quantidade recomendada da farinha em vídeos do TikTok (uma colher de chá em 300 mililitros de água — tomar 30 min antes do almoço — e depois tomar por volta das 17h) não seria o bastante para preencher nem dar sensação de saciedade.
Mas ela alerta que, quem adotar a receita, precisa aumentar o consumo de água, ou corre o risco de ter o efeito reverso e acabar ficando constipado. “Ao invés de tomar a bebida com farinha, é melhor comer a própria beterraba ou a fibra de maçã. Sei que tem pessoas que não gostam de ora-pro-nóbis, mas, neste caso da farinha, além da quantidade ser muito pequena, não tem como prometer que vai desinchar o que vai conseguir regular o metabolismo”, indica Primi.