Esta semana, a equipe do Mais Você, programa apresentado por Ana Maria Braga, levou um susto por causa da fruta dos milagres. Na terça-feira (22), a assistente de direção do programa, Maria Lígia Bedini, levou um susto ao provar o alimento e sofrer com uma reação alérgica.
A assistente de direção precisou ser levada ao hospital. “Eu chupei o bagaço e mordi o caroço. Quando mordi o caroço, senti um gosto muito amargo, um fel na boca. Cuspi e, não contente, provei outra. E comecei a falar: ‘estou me sentindo mal’. Fechou a glote. Foi uma sensação horrorosa. Fui para a ambulância e para o hospital”, contou a assistente ao gshow.
A assistente passa bem no momento.
Mas o que é a tal fruta dos milagres?
Do nome científico Synsepalum dulcificum, a “fruta dos milagres” é uma fruta nativa do continente africano e se popularizou nas Américas e na Europa a partir dos anos 80. O grande diferencial dessa fruta é que ela consegue alterar o sabor de outros alimentos. Por exemplo: consumindo ela junto com o limão, ela irá mascarar o sabor azedo da outra fruta.
O que explica o potencial alérgico da fruta é a principal glicoproteína presente nela: a miraculina. “A miraculina, principal glicoproteína dessa fruta, não representa um risco de alergia ou toxicidade para humanos e apresenta baixo risco de reatividade cruzada com outros alérgenos”, explicou ao gshow a alergista Fátima Rodrigues Fernandes, presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI). “No entanto, é fundamental observar as reações na prática, ou seja, analisar o que pode ocorrer na vida real após a ingestão de novos alimentos ou aditivos, já que existem alergias mais raras que precisam ser devidamente investigadas.”
Além disso, o caroço e as folhas da fruta podem causar queimaduras na boca e na faringe.